GT de Comunicação, Educação e Linguagens Comunicacionais tem três apresentações
Foto: Jéssica Britto
Maria Cristina Gobbi durante apresentação
O Grupo de trabalho sobre Comunicação, Educação e Linguagens Comunicacionais do CELACOM 2007 teve oito trabalhos inscritos, mas apenas três foram apresentados na tarde desta quarta-feira. Com a coordenação da Professora Elisa Piedras, as apresentações tiveram pequeno público, mas ilustres presenças, como a do Professor José Marques de Melo.
O primeiro trabalho foi apresentado por Maria Cristina Gobbi, que falou sobre o Pensamento Comunicacional Latino-Americano: um breve resgate dos aportes pioneiros. Para Maria Gobbi parece que as pessoas nunca ouviram falar sobre Comunicação na América Latina. “Nós somos muito respeitados pelos outros mas nós mesmos não nos respeitamos”. Marques de Melo tem sido pioneiro nestes estudos e existem outros nomes conhecidos, como Verón, Luiz Beltrão, Antonio Pasquali, Luiz Ramiro Beltrán e outros.
A segundo explanação ficou por conta de Guilherme Carvalho Rosa que falou sobre A discussão do conceito de identidade nos estudos culturais. E a última apresentação foi feita por dois alunos da Universidade Metodista de São Paulo, Orlando Berti e Tyciane Vaz que explicaram sua dissertação de mestrado sobre a Folkcomunicação de Luiz Beltrão; fluxo de difusão de quatro revistas brasileiras de ciências da comunicação. Os mestrandos analisam as revistas Comunicação e Problemas, Revista de Comunicação Social, Comunicarte e Comunicação & Sociedade sobre a teoria de Beltrão, tendo em vista a abordagem que elas faziam a respeito da Folksonomia, determinando a freqüência e como o assunto aparece nos meios jornalísticos investigados.
As apresentações dos GT’s terminam hoje, juntamente com o CELACOM.
Por Jéssica Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário