José Carlos Aronchi fala sobre televisão aberta
Foto: site da summus editorial
José Carlos Aronchi de Souza
A palestra de abertura na manhã de terça-feira do CELACOM 2007 foi proferida pelo Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, José Carlos Aronchi de Souza. Aronchi que estuda a televisão aberta, trabalhou o tema dentro do tema central sobre gêneros e formatos na televisão brasileira.
Durante a palestra Aronchi definiu as categorias e os formatos da TV Brasileira, enfatizando o que é e como funcionam a programação e a grade de horário. Para ele a programação é um conjunto de programas transmitidos por uma rede de televisão e a grade de horário, são os horários planejados e previamente divulgados da programação. O que se torna muito viável em países de baixa renda, como o Brasil, onde existe uma horizontalidade de programação, em que assistimos todos os dias, no mesmo horário, o mesmo gênero televisivo.
O palestrante definiu que a televisão tem quatro funções: entreter, informar, educar, propagar e vender, através destes pontos é que se deve trabalhar para busca de uma maior qualidade na televisão. “É preciso colocar ordem na casa, definir gêneros e formatos para que as coisas funcionem melhor”, afirmou Arounchi.
José Aronchi estará às 18 horas no saguão do auditório central da UCPel fazendo o lançamento do seu livro “Gêneros e formatos na televisão brasileira”, distribuição no CELACOM e na Livraria Educat.
Por Jéssica Britto
Nenhum comentário:
Postar um comentário